ORDENS NACIONAIS

As Ordens Nacionais foram criadas na segunda metade do século XX. Sendo testemunho de uma realidade nova, que não herda a tradição das antigas ordens de cavalaria, as Ordens Nacionais têm um enorme prestígio, pelo cunho histórico associado aos acontecimentos que assinalam.
 
A Ordem do Infante D. Henrique foi criada em 1960, para marcar os 500 anos da morte do Infante D. Henrique. A Ordem da Liberdade assinalou a Revolução dos Cravos e está associada às causas da luta pela Liberdade e à Defesa dos Direitos Humanos.
 
Cumpre referir que em 1932 foi criada a Ordem do Império Colonial, mais tarde designada Ordem do Império. A Ordem foi extinta depois da Revolução de Abril de 1974 mas os agraciados conservam, ao abrigo da lei em vigor, o direito ao uso das insígnias.
 
A Ordem de Camões integrada nas Ordens Nacionais em 2021, visa reconhecer os méritos na defesa e divulgação da Língua Portuguesa e da sua diáspora.
 
Desde 2021 são três as Ordens Nacionais:
A cada uma das Ordens Nacionais correspondem finalidades e insígnias específicas, consagradas na Lei das Ordens Honoríficas.

 

https://www.ordens.presidencia.pt/?idc=126&idi=7099