TRAJE DE GALA OU UNIFORME

As insígnias maiores das Ordens Honoríficas Portuguesas apenas podem ser usadas com traje de gala ou uniforme correspondente, sejam estes militares, diplomáticos ou académicos.

 
Grande-ColarBanda do Grande-Colar
Uso das insígnias de Grã-Cruz
 
 
As Bandas de Grã-Cruz das Ordens Honoríficas Portuguesas usam-se a tiracolo da direita para a esquerda, não sendo permitido o uso simultâneo de duas ou mais bandas.

Com a Banda de Grã-Cruz é usada sempre a respectiva placa. Nos casos da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito e da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, os agraciados com a Grã-Cruz podem usar, em simultâneo, a banda de Grã-Cruz e o colar correspondente, ou apenas este, mas sempre acompanhado da respectiva placa.

 
Grande-ColarUso de insígnia de Grande-OficialPlaca
Uso das insígnias de Grande-Oficial
 

Só pode ser usada uma insígnia pendente do pescoço, qualquer que seja o grau a que corresponda. Quando corresponde a grau que inclua placa, a insígnia pendente do pescoço deve ser usada em conjunto com esta.

Da mesma forma, quando a qualquer dos graus corresponda colar, nos casos da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito e da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, este deve ser usado em simultâneo com a insígnia correspondente ao grau, seja placa ou medalha.

 
Grande-Colar
Uso de insígnias de diversos graus
 
 
Podem usar-se até quatro placas do lado esquerdo do peito. A precedência é estabelecida por cima, depois pela direita. Assim, a primeira placa será a da Ordem portuguesa mais importante, ou, em cerimónias de natureza diplomática, a da Ordem estrangeira de grau superior ou idêntico.

As insígnias dos graus de Oficial e Cavaleiro usam-se na lapela do lado esquerdo, devendo ser usada apenas uma medalha, com excepção do disposto para a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito. As insígnias de senhora usam-se em laço, colocado do lado esquerdo do vestido.


Grande-ColarUso de insígnia de Dama ou Oficial
Uso das insígnias de Oficial ou Cavaleiro / Dama
 
 
Nas cerimónias solenes, os agraciados com diversas condecorações podem usar as miniaturas dos respectivos distintivos e fitas suspensas de uma corrente ou de uma pequena barra metálica, colocada no topo do peito, do lado esquerdo dos uniformes ou dos vestidos, ou na lapela esquerda dos trajos ou uniformes adequados. As miniaturas das senhoras podem suspender de um pequeno laço das cores da Ordem.

Os condecorados com mais de um grau de qualquer das Ordens usam só a insígnia correspondente ao mais elevado, com excepção dos condecorados com vários graus da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito ou quando as condecorações hajam sido concedidas com palma.

 

Imagens: José Eduardo Real

http://www.ordens.presidencia.pt/?idc=161&idi=1848