INSÍGNIAS

As insígnias da Banda da Três Ordens são constituídas pela banda, a placa, o distintivo, a miniatura e a roseta.
 
Banda
A Banda é de seda com as cores das Ordens de Cristo, Avis e Sant'Iago da Espada, respectivamente vermelho, verde e violeta.
Tem, pendente sobre o laço e encadeado por uma coroa de louros de esmalte verde perfilada e frutada de ouro, um medalhão oval, com motivos decorativos de ouro, em recorte aberto e perfilado do mesmo metal, com três ovais de esmalte branco, carregada cada uma do distintivo de uma das três Ordens e com uma bordadura de esmalte da respectiva cor da ordem, contida em filetes de ouro, ficando o de Cristo em chefe, o de Avis à dextra da ponta e o de Sant'Iago à sinistra da ponta, colocados os dois últimos, respectivamente, em banda e em barra.
 
Placa
A placa é dourada, em raios abrilhantados, tendo ao centro e sobre uma superfície circular de esmalte azul, lavrada com motivos decorativos de ouro, a ordenação atrás descrita para o medalhão envolvida por coroa circular de esmalte vermelho e bordadura lavrada e perfilada de ouro, donde partem raios prateados.
 
Distintivo
Quando o Presidente da República for oficial de qualquer ramo das Forças Armadas, usa normalmente com a farda apenas o distintivo da Banda das Três Ordens, colocado no lado esquerdo do peito, sempre que não ostente as respectivas insígnias.
 
Miniatura
Com traje civil que não seja de gala, o Presidente da República pode usar uma miniatura representativa das insígnias da Banda das Três Ordens, em forma de oval, constituída por fita das cores da Banda, carregada dos respectivos distintivos.
 
Roseta
Com traje civil, o Presidente da República pode ainda usar uma roseta com as cores da Banda, filetada interiormente de ouro.
 
BandaPlacaPendente de Banda
BandaPlacaDistintivo
 

http://www.ordens.presidencia.pt/?idc=107&idi=14