MENSAGEM DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Os Portugueses têm uma história rica de feitos reconhecidos em todo o mundo, quer pela sua destemida natureza, quer pelo seu génio criador.

O reconhecimento do mérito tem na vida em sociedade várias formas de manifestação. Nas organizações públicas ou privadas, na vida profissional, nas artes, na investigação, no ensino, no desporto, o reconhecimento do mérito é base para uma construção sólida do desenvolvimento social e económico e um indicador de elevado significado cultural.

Em Portugal, são as Ordens Honoríficas Portuguesas que distinguem quem se tenha notabilizado por méritos pessoais, feitos militares ou cívicos, por atos excecionais ou serviços relevantes prestados ao País.

As condecorações com Ordens Honoríficas Nacionais têm um efeito de reconhecimento único e excecional, trazendo também, para quem tem a honra de as receber, deveres nos procedimentos público e privado e, acrescidamente, na defesa e prestígio de Portugal em todas as circunstâncias.

Cada condecoração permite ainda, pela exemplaridade assim publicamente demonstrada, constituir-se como efeito motivador e criador de estímulos numa sociedade que defende os valores da civilização.

Como Grão-Mestre das Ordens Honoríficas Portuguesas dou as boas vindas a todos os que acedem a esta página, onde encontram disponível a atualidade das Ordens Honoríficas, os dados históricos sobre os condecorados e toda a informação renovada permanentemente pela Chancelaria das Ordens.

 

Marcelo Rebelo de Sousa

 

http://www.ordens.presidencia.pt/?idc=102&idi=29